Brazilian Historic Gardens

 

Mathurin Moreau – Val D’Osne

A Ciência. Escultura em ferro fundido, de Marthin Moreau, final do século XIX. Proveniente da fundição artística francesa Val D’Osne nos Jardins de um dos mais belos Jardins Históricos do Brasil, o Parque Mariano Procópio, em Juiz de Fora. Fot. Cristiane Magalhães.

O Brasil é o segundo país do mundo, depois da França, onde podem ser encontradas esculturas, fontes, chafarizes, portões e outros mobiliários em ferro fundido da fundição Val D’Osne. Uma das primeiras peças da Val D’Osne que chegou ao Brasil foi para Salvador. O chafariz em ferro fundido do Terreiro de Jesus foi encomendado em 1853, pela Companhia do Queimado, concessionária para o abastecimento de água em Salvador. Ele teria chegado da França em 1857 e inaugurado em 1861, para uso da população da cidade.

Abaixo podemos ver ao lado da fotografia mencionada acima estampa do Catalogue Val d’Osne Vasque T. Album n° 2 pl. 554. Escultor: Mathurin Moreau, 1855. Este foi o modelo do chafariz importado para Salvador. Alguém saberia dizer onde se encontra atualmente este chafariz em Salvador? Teriam imagens dele? Compartilhem conosco.

A Ciência. Escultura da Val D’Osne. Parque do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora – MG. Fot. Cristiane Magalhães

Catalogue Val d’Osne Vasque T. Album n° 2 pl. 554. Escultor: Mathurin Moreau, 1855. Mesmo modelo enviado encomendado pela Cia. do Queimado para Salvador, em 1853

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*