Brazilian Historic Gardens

 

~ Jardins Históricos Brasileiros ~

Como pesquisadora dos Jardins Históricos no Brasil, muitos me perguntam: mas afinal, quais são e onde estão os Jardins e Sítios Históricos Brasileiros? De acordo com a Carta de Florença, no seu Artigo 6, “a denominação de jardim histórico aplica-se de igual forma tantos aos jardins modestos como aos parques monumentais ou ornamentais”, portanto, pode-se imaginar que existam inúmeros jardins que podem ser considerados históricos no Brasil, dada a dimensão territorial do nosso país.

No entanto, podemos propor recortes e enumerar aqueles considerados “principais” ou mais conhecidos. Um dos meios de se realizar este recorte é observando quais são os jardins protegidos federalmente como patrimônio cultural brasileiro. Assim, para a tese de doutorado realizei diversos levantamentos que foram organizados e apresentados em planilhas. No Inventário do Patrimônio Paisagístico Brasileiro, por exemplo, constante do Capítulo 4 da tese, os bens paisagísticos foram categorizados. Ali podemos encontrar os jardins tombados no Brasil por categoria tipológica com link para a sua localização no google maps.

Para os que acompanham a página e o site dos Jardins Históricos, todavia, organizei em uma tabela os Jardins e bens do paisagismo tombados no Brasil, pelo IPHAN, entre 1938 e 2012. Eles estão dispostos nas imagens anexas a esta postagem, listados pela data do tombamento (veja bem, e não de criação destes jardins).

Peço, todavia, que caso façam citação destes dados em trabalhos acadêmicos ou textos, artigos e similares, gentileza referenciar a fonte constante no final da tabela.

A tabela em pdf pode ser baixada por meio do link: Jardins e bens do paisagismo tombados no Brasil.

0001 0002
0003

#jardinshistoricosbrasileiros #jardinsdobrasil #jardinstombados #historicgardens #brazilianhistoricgardens

Watch movie online The Transporter Refueled (2015)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*