Brazilian Historic Gardens

 

Horto Botânico de Ouro Preto

Remexendo no meu acervo documental colhido durante pesquisas realizadas em Portugal, encontrei cópias da correspondência que foi anexada à planta feita para o Horto Botânico de Ouro Preto e da própria planta do antigo Horto Botânico.

A correspondência, transcrita, contém o seguinte teor:

“A esta acompanha a planta do Horto Botânico de Ouro Preto que por ordem de sua Alteza Real foi criado. Ele contém já quinhentas plantas, pouco mais ou menos, e se conserva com todo asseio. Os trabalhos do Dr. Vellozo com as nitreiras não tem dado lugar a descrição botânica das plantas, que remeterei a V. Ex. logo que seja possível concluir-se. Villa Rica 4 de julho de 1800”. Assina Bernardo José de Lorena e remete a Rodrigo de Souza Coutinho.

Códice: AUH-ACL-CU-011 cx. 153 D. 11503 Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa, Portugal

Os dois documentos integram o acervo do Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa.

Carta que acompanha planta horto botanico Ouro Preto horto_de_Ouro_Preto_ 1799 Manuel Ribeiro Guimaraes

Para conhecer a história do Horto Botânico de Ouro Preto, indico os artigos:

MAIA, Moacir Rodrigo de Castro. Histórias (re)conectadas: O Horto Botânico de Vila Rica e os jardins do antigo Palácio dos Bispos de Mariana. IV Encontro de Gestores de Jardins Históricos realizado no dia 03/12/2014, na Fundação Casa de Rui Barbosa.

PEREIRA, Márcio Mota. Horto Botânico de Villa Rica: algumas considerações sobre um espaço das ciências nos sertões do ouro. IV Encontro Internacional de Jovens Investigadores em História Moderna. Porto, 2015.

 

3 Responses to Horto Botânico de Ouro Preto

  1. Excelente artigo, muito bem escrito!

  2. Parabéns pelo artigo, muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*