Brazilian Historic Gardens

 

Birkenhead Park e o Parque Público moderno

O Birkenhead Park, localizado próximo a Liverpool e Manchester, em Merseyside, Inglaterra, foi desenhado por Sir Joseph Paxton (1803-1865) e inaugurado em 1847. Este parque influenciou Frederick Law Olmsted (1822-1903) para os projetos dos parques públicos urbanos dos EUA, cujos modelos de integração urbana são paradigmáticos e consolidam a utilização de parques como elementos de composição urbanística planificada. Olmsted é considerado o mentor da ideia de parque público moderno com o desenho do Central Park de Nova York, e fundador da Arquitetura Paisagista como concepção acadêmica.

Sobre o Birkenhead, Olmsted anotou:”Subindo uma curta distância ao longo de uma avenida, passamos por um outro portão de ferro, para dentro de um jardim denso, luxuriante e diversificado. Cinco minutos de admiração, e uns poucos mais gasto em estudar a maneira pela qual a arte tinha sido empregada para obter da natureza tanta beleza, e eu estava pronto para admitir que, na América democrática, não havia nada para ser pensado comparável com este Jardim do Povo. Com efeito, a arte do jardim tinha atingido uma perfeição com a qual eu nunca havia sonhado”. (OLMSTED, Frederick Law, 1852, p. 79. Tradução livre) Texto integrante da tese de doutorado: “O desenho da história no traço da paisagem”, de Cristiane Maria Magalhães (UNICAMP, 2015).

Localização do Birkenhead Park: http://zip.net/btrCgg

Imagem 1: Plano do Birkenhead Park; Imagem 2: Grande entrada do Birkenhead Park; Imagem 3: Birkenhead Park em imagens do BBC in pictures

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*