Brazilian Historic Gardens

 

A fonte da Quinta da Boa Vista – RJ

Gravura Thierry Frères. Améliorations progressives du Palais de St. Christophe: (Quinta de Boa Vista); depuis 1808, jusq’en 1831. Acervo Digital BN.

Este interessante desenho do Palácio da Quinta de São Cristóvão foi publicado no livro de Gilberto Ferrez. Nele aparecem estátuas no coroamento da fachada à esquerda e vasos encimando as colunas do muro. O desenho seria da autoria de Frielieux [Fer de le ?]. ca. 1835. Fonte: FERREZ, 2000, p. 122. No entanto, a fonte representada em frente ao Palácio aparece somente em imagens até a década de 1860, depois desaparece completamente. Possivelmente foi demolida com a reforma empreendida por Glaziou e a construção do Parque da Boa Vista, por volta da década de 1860-70.

Esta imagem (entre outras) consta do artigo que publiquei na Revista Espaço Acadêmico sobre os ornatos de arquitetura para jardins no ecletismo do paisagismo brasileiro. Disponível neste link.

 

De acordo com Achilles Pagalidis, esta outra imagem de Karl Robert Barton Von Planitz é peça da coleção do casal Maria Cecília e Cândido de Paula Machado Guinle. (Fonte: Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro – Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial – Rio de Janeiro).

fonte paço são cristovão

Paço de São Christóvão com a fonte e o portão. La pedreira a Rio de Janeiro: prise de St. Christophe. Litografia de Louis-Julien Jaccottet (1806-1880). Acervo digital da BN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*