Brazilian Historic Gardens

 

Jardins com Histórias

O que são Jardins Históricos?

Os Jardins Históricos são uma das categorias do Patrimônio Paisagístico Brasileiro. Compreendemos por Patrimônio Paisagístico os bens integrantes das categorias de paisagem cultural e de patrimônio natural com valores histórico-culturais protegidos ou não por instrumentos de salvaguarda, tomados em conjunto com a edificação ou separadamente.

O homem modifica e ordena a paisagem nos lugares onde habita – a ecúmena para os gregos – para sua sobrevivência, contemplação e bem viver desde tempos imemoriais. Pautado pelos ideais de “natureza”, de “arte”, do “belo”, e também do “útil”, para cada época histórica, o ser humano modela determinadas porções do território, transformando-as esteticamente para se aproximar do imaginário simbólico do seu tempo e de um ideal de paraíso. O arquiteto paisagista português Ilídio Araújo escreveu que a ideia de anexar à habitação familiar, por meio da vedação bem marcada, um espaço privado maior ou menor a fim de nele assegurar a vegetação de algumas plantas de particular estimação (alimentares, medicinais ou ornamentais) e aí poder exercer também qualquer atividade lúdica ao ar livre e fora da interferência de estranhos, constitui imanente aspiração da generalidade das pessoas. A este espaço [ou sítio ou território ou lugar] ordenado estética e funcionalmente convencionou-se chamar de paisagem ou de jardim (com variações para as denominações: horto, quintal, horta, pomar, cerca, tapada, entre outros. Ilídio ARAÚJO, 1962).

O termo Jardim Histórico foi consolidado em 1981, por meio da Carta de Florença. Porém, a acepção é mais antiga. Em 1967 o term o institucionalizou-se com a criação da seção de “jardins históricos” dentro da IFLA (International Federation of Landscape Architects ), liderada por René Pechère. Esta seção dedicava-se à produção de listas de jardins históricos, à identificação dos meios necessários à sua proteção, conservação e recuperação e à definição dos princípios de intervenção no tecido histórico.

No Brasil, temos poucos estudos relacionados diretamente aos Jardins Históricos, apesar de nos últimos anos o interesse pelo tema conquistar novos adeptos e grupos institucionais terem sido formados.

A ideia deste site é reunir e convergir os interessados e as instituições diretamente ligados à temática, além de divulgar os nossos Jardins e Sítios históricos e a paisagem cultural brasileira.